Tratamentos Disponíveis

Dermatoscopia

A dermatoscopia, também chamada de microscopia de superfície, dermoscopia ou microscopia de epiluminescência, é um método auxiliar clínico não invasivo in vivo, tendo como principal indicação a realização do diagnóstico das lesões pigmentadas cutâneas como benignas, altamente suspeitas ou malignas e a monitorização de lesões melanocíticas (pintas), principalmente em pacientes de risco para o desenvolvimento de melanoma cutâneo (câncer).

O exame clínico das pintas com o dermatoscópio é indicado para todos, já que algumas lesões examinadas a olho nu não são consideradas suspeitas. Porém, se examinadas com o dermatoscópio, podem revelar características que nos levam a indicar sua excisão. No caso de pacientes com múltiplas lesões , elas devem ser examinadas com o aparelho e gravadas as imagens. Em uma nova consulta, através do confronto entre as imagens antigas e atuais, podemos perceber as lesões que apresentaram alterações sugestivas de malignidade . O intervalo de tempo entre os exames deve ser estabelecido pelo dermatologista que realiza o exame. Algumas vezes, podemos detectar um melanoma na sua fase inicial através de alterações sutis, o que é possível somente com este tipo de exame.

 

Agende a sua consulta

Agendar

Indicação

Paciente com pele e olhos claros, múltiplos nevos (pintas), história de grande exposição solar, queimaduras solares intermitentes, história pessoal ou familiar de melanoma cutâneo ou outro câncer de pele, nevo congênito (nasceu com o nevo ou surgiu nos primeiros meses), modificação de nevos pré-existentes.

Técnica

A técnica consiste no emprego de um aparelho ótico que permite um aumento variável de 6 a 400X. O mais utilizado é um aparelho portátil com aumento de 10 X, o dermatoscópio, no qual um feixe luminoso é emitido por uma lâmpada halógena que incide na superfície cutânea em um ângulo de 20 graus. Associada à aplicação de um fluido na interface da epiderme e com a lâmina de vidro do aparelho, remove-se a reflexão da luz, permitindo sua penetração e a visualização das características dermatoscópicas da presença de pigmentação (melanina) nas diferentes camadas da pele.