Dermo News
Fotoprotetor:
amigo da pele
Os fotoprotetores são produtos de uso tópico , apresentados em diversos veículos como gel, creme, loção, spray, batom, mousse e outros.
Os filtros são partículas capazes de interagir com os raios ultravioleta incidente sobre a pele, refletindo, dispersando ou absorvendo essa radiação, diminuindo sua ação sobre a pele. O filtro protege contra a queimadura solar, dermatoses fotoinduzidas, o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Existem dois tipos de protetores solares: os filtros orgânicos ou químicos e os filtros inorgânicos ou físicos.
Tipos de protetores solares :
-
Filtro Químico ou orgânico: eles protegem a pele absorvendo os raios ultravioletas.
- Filtro Físico ou inorgânico: eles protegem a pele por meio da criação de uma barreira refletora dos raios UV, reduzindo a quantidade de energia que é absorvida pela pele e, desta forma , minimizando seus efeitos deletérios. São ideais para as peles mais sensíveis ou sensibilizadas.
Os filtros químicos podem ser divididos em absorvedores de UVB, absorvedores de UVA e filtros de amplo espectro. A associação dos filtros físicos e químicos em formulações é um recurso para melhorar a eficácia e potencializar o FPS. O valor do FPS consiste na razão entre o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir eritema na pele protegida pelo protetor solar e o tempo, para o mesmo efeito, com a pele desprotegida. Por ser medida de eritema, evento biológico essencialmente desencadeado pela radiação UVB, o FPS não é considerado medida confiável para quantificação da proteção na faixa UVA.
Um método confiável para avaliar a proteção na faixa de UVA é conhecido pelo PPD (Persistente Pigment Darkening). É recomendável que a relação FPS/PPD seja de 3/1 como ponto de equilíbrio entre proteção na faixa de UVB E UVA.